História

Serra da Cantareira - São Paulo


A Serra da Cantareira é uma região montanhosa localizada ao norte da cidade de São Paulo, no Brasil, com uma área total de 64.800 hectares. Ela se estende pelos municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, divididos pela Serra da Pirucaia.

A encosta sul da Serra da Cantareira é coberta pelo Parque Estadual da Cantareira, uma reserva natural de 7.916 hectares que abriga a Mata Atlântica e suas trilhas são limitadas devido às rigorosas normas de preservação ambiental. Na face norte da Serra, em Mairiporã, há diversos bairros nobres, condomínios de alto padrão e estradas e trilhas destinadas à prática de Mountain Bike.

As partes mais elevadas da Serra da Cantareira estão localizadas nos distritos de Brasilândia (1.208 m), Perus (1.201 m), Tremembé (1.190 m) e Cabuçu de Cima (1.186 m) em Guarulhos. Nos séculos XVI e XVII, a região era rota dos tropeiros, que transportavam bens entre a cidade de São Paulo e outras regiões do país, armazenando água em jarros chamados cantareiras, que deram origem ao nome da serra. No século XIX, grande parte da floresta nativa da Serra da Cantareira foi derrubada para o cultivo de café, erva mate e cana de açúcar, e o crescimento populacional na cidade de São Paulo acarretou graves problemas no abastecimento de água.

Estudos geológicos mostraram que o Ribeirão da Pedra Branca, localizado na serra, poderia ser uma solução para o problema. O Governo desapropriou diversas propriedades rurais para recuperar a mata devastada pela agricultura e manter preservados os mananciais de água para garantir o abastecimento das represas Engordador, Barrocada e Cabuçu.

O sistema de abastecimento de água foi iniciado em 1909 e fornecia água para quase 80% da capital. Em 1963, a região da Serra da Cantareira tornou-se uma Reserva Florestal e, em 1986, grande parte dela foi transformada no Parque Estadual da Cantareira, uma unidade de preservação. Em 1993, a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, da qual a Serra da Cantareira faz parte, foi reconhecida pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Hoje em dia, a Serra da Cantareira é uma importante área de preservação ambiental e turismo na região metropolitana de São Paulo.

Cidades dos Caminhos...

O Roteiro ou Circuito terá como referência a partida ou passagem pelas estradas, atrativos e pontos de apoio ao turista / peregrino nas cidades de Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Perus/Capital, Cajamar, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Itú, Cabreúva, Salto, Indaiatuba, Itupeva / Jundiaí, Itatiba, Louveira, Valinhos, Campinas, Atibaia, Bragança Paulista, Pedra Bela, Vargem, Joanópolis, Piracaia e Bom Jesus dos Perdões, encerrando aproximadamente 500 km de roteiro. Em algumas cidades já funcionam polos turísticos reconhecidos, como Pirapora, Mairiporã, Atibaia, Santana de Parnaíba, Caieiras, Itú, Cabreúva, Jundiaí, Itupeva, Indaiatuba, Campinas, Louveira e Bom Jesus dos Perdões.

Caminhos de Bom Jesus" é um projeto de turismo religioso e ecológico que visa a integração do Circuito Entre Serras e Águas / Rota das Bandeiras com a Estrada dos Romeiros ou Caminho do Sol, passando pelos Santuários de Caieiras, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. As cidades integrantes do projeto possuem o melhor clima do mundo e atraem milhares de turistas anualmente. O projeto busca gerar novos empregos e oportunidades no comércio, nos serviços e na indústria da gastronomia e fomentar o turismo sustentável na região. O projeto se inspira em outras rotas tradicionais de peregrinação religiosa em todo o mundo e é organizado pelo Instituto de Pesquisas em Ecologia Humana e pelo Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Histórico.

Caieiras - SP

A história deste município surgiu no século XIX quando o coronel Antônio Proost Rodovalho comprou uma fazenda ao longo do Rio Juquery-Guaçu, nas proximidades de onde se formou a hoje cidade de Caieiras. Na região, havia abundância de importante mineral próprio para fabricação da cal.


Endereço

Travessa Jornalista Francisco Peres, 44
Caieiras 07700090, BR

Quem somos

Somos um projeto social que visa criar um roteiro de peregrinações e romarias católicas aos Santuários de Pirapora do Bom Jesus, Bom Jesus dos Perdões e Caieiras, integrando-os com os demais atrativos turísticos da região, gerando empregos e oportunidades de negócios, valorizando o patrimônio local e estimulando o intercâmbio cultural e o conhecimento, promovendo a tolerância e a paz entre as diferentes crenças e culturas.

Siga-nos